31 de outubro de 2014 | 09:56h | Bom dia     


HOME - MITOS E VERDADES




Quem faz uso da Homeopatia pode ser vacinado? Sim, as vacinas, desde que usadas de forma criteriosa, são fundamentais para a prevenção de doenças graves.


Qualquer pessoa pode ser homeopata? Não.

A Homeopatia é uma especialidade para médicos, farmacêuticos, odontólogos e veterinários. Cada profissional tem seu campo de atuação, e apenas ao fim da formação é que estão habilitados a exercê-la legalmente. A homeopatia é uma maneira específica de tratar as alterações da saúde ou de manipular os medicamentos que requer uma qualificação própria.


Homeopatia é ciência? Não.

Homeopatia não é uma ciência. É uma racionalidade médica, ou um sistema médico, baseado na investigação de sinais e sintomas que se apresentam em um paciente e na prescrição de um medicamento para o seu tratamento. O conjunto de sintomas a ser observado por um médico inclui sintomas físicos, como a tosse, as sensações que eles provocam, a tosse pode ser seca, dolorida, vinda da garganta, as funções alteradas, com falta de ar, e os estados mentais concomitantes, o famoso "medo de ser doença grave".

Todo o arsenal terapêutico que será utilizado no tratamento é conhecido graças às experiências clínicas, dirigidas por médicos habilitados, conduzidas em seres humanos.Estas experiências, que perduram aproximadamente 200 anos, permitem a escolha adequada do medicamento que deve ser utilizado. No Brasil, a homeopatia é uma especialidade médica como a ortopedia e a ginecologia. Para habilitar-se a um título de especialista, o médico formado cursa uma especialização com carga horária de 1200 horas e submete-se a uma prova, para sua obtenção.


A homeopatia serve para tratar doenças graves? Sim.

A homeopatia sempre trata o doente e não a doença. Não importa qual seja a doença, se é grave ou superficial, se tem diagnóstico ou se é desconhecida, se começou ontem ou se sempre existiu - onde houver sofrimento a homeopatia pode atuar equilibrando o organismo e ajudando na sua recuperação.


A homeopatia é um método natural de tratamento? Sim.

A homeopatia utiliza substâncias oriundas da natureza (animal, vegetal ou mineral), que são preparadas somente por diluições sucessivas com água e álcool e agitadas manualmente ou por aparelhos. No entanto, ela não deve ser confundida com Fitoterapia ou Florais, que também utilizam substâncias presentes na natureza, mas estas não são preparadas do mesmo modo (diluídas e agitadas).



HOME - MITOS E VERDADES

Esta obra é licenciada sob uma licença Rio de Janeiro 2009