25 de outubro de 2014 | 06:40h | Bom dia     


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Pequenos exemplos de como as coisas podem funcionar*

Não creio em nada sistêmico ou definitivo em área nenhuma. Não acho que possamos uniformizar e padronizar todas as normas, já que as normas deveriam existir para nos servir e não nos colonizar. Falando da medicina, não importa o que se faça em termos de interferência farmacológica, de prevenção, fisioterápica, cirurgia, nem mesmo se serão vários tratamentos paralelos aos que o paciente precisa se submeter. O importante, o vital, é que o sujeito esteja no centro da ação clínica. É deste modo que haverá esperança para que a medicina seja repatriada a uma ação mais ampla, criativa, renovadora.

Qualquer que seja o ato terapêutico, caso adotemos uma filosofia em que o indivíduo, o sujeito particular seja o enfoque principal os resultados serão, de saída, muito melhores. Oxalá fosse tão simples convencer o mainframe que produtividade jamais substituirá qualidade. E esta revolução está totalmente ao nosso alcance. Qualquer classe social, em qualquer local. Isso pode ser feito desde que uma nova educação em saúde esteja em pauta.

Acabo de visitar o Centro de Medicinas Complementares em Jerusalém, Israel, que atende israelenses e palestinos. Literalmente: é procuradíssimo e respeitável oásis no deserto. Ainda que os serviços públicos por aqui funcionem muito bem, próximo dos parâmetros de primeiro mundo, dentro do centro médico ShaareZedek, ele parece ser mais eficiente ainda. Um dos grandes complexos hospitalares nessa área que surge como uma grande novidade médica. Não estamos falando de uma nova droga, descobertas sobre patologias ou novo aparelho para diagnósticos. Trata-se do Centro de Medicinas Complementares e Alternativas, cujo diretor é o médico generalista Menachem Oberbaum. O centro não está separado das outras áreas clinicas e há harmoniosa integração entre elas. Segundo o médico, hoje, os hospitais israelenses são obrigados pelo Ministério da Saúde a não só permitir,como estimular que tratamentos complementares funcionem sozinhos ou em paralelo com a medicina standart.

Quando adoecem as pessoas buscam cura,não conflitos étnicos ou decisões médicas ideológicas. E mesmo em meio às piores rusgas e tensões históricas longínquas, na doença parecem todas acordar de seus tribalismos e, um dia, quem sabe, percebam que esse convívio, que seja na raiva e na contrariedade, deveria seria o estado natural das coisas entre as pessoas.

Em meio à cultura de massas e com o sujeito pedindo socorro, o massacre que pretende eliminar qualquer aspiração à singularidade está em curso. Não há nada de conspiratório no que afirmo, mas é assim que a sociedade vem funcionando. Mesmo assim ainda não podemos ousar ensaiar uma nova medicina. Ela esbarraria sempre em pensatas endurecidas e em gente que não suporta a dúvida. Uma nova medicina teria um caráter tão pluralista e tão radicalmente democrático que transcenderia dicotomias anacrônicas do tipo medicina complementar X alopatia, cuidado X procedimento, atenção primária X atenção secundária/terciária, hospitalocentrismo X Unidades Básicas de Saúde, medicina X psicologia e assim em diante.

Uma novíssima medicina teria o mérito de parar para ouvir quem realmente precisa de assistência. E eles precisam de tudo, sobretudo Cuidado. Uma novíssima medicina tenderia a abolir e fundir todas as formas de atuação em saúde com o objetivo de ter sempre em conta o sofrimento de cada pessoa. Mas a nova medicina que vemos não é essa. Ela está muito mais encaminhada para a segmentação aos cuidados, para a edificação de superespecialidades e experts, que entendem, só e completamente, a parte do corpo que desejam modificar.

A psiquiatria, por exemplo, que se rendeu aos padrões neurológicos strictu sensu, poderia liderar e ser uma vanguarda das especialidades médicas contemporâneas. Mas ela talvez tenha se tornado a mais mecanicista porque, grosso modo, interpreta uma fantasia cara e perigosa como, por exemplo, a ação dos psicofármacos, como uma solução real para problemas mentais, das pequenas infelicidades ao cansaço. Jamais chegaremos aos 100% da eficácia na abrangência saneadora que deveríamos proporcionar às pessoas, mas a mera incorporação do psiquismo, das inquietudes espirituais, e das demandas pessoais, todas elas, já fariam uma enorme diferença.

Muitas vezes não se consegue compreender que a novidade do momento jamais esteve na comprovação biocientifica ou em uma ortodoxia teórica incompreensível mesmo que baseada em evidências?. Esteve, isso sim, no lugar de sempre. Aqui, bem aqui, escancarada à nossa frente: qualquer boa ação clínica tem que levar em conta o sujeito. Nem sempre, mas muitas vezes isso basta.

Paulo Rosenbaum é médico e escritor, autor de A Verdade Lançada ao Solo (Ed. Record) - paulorosenbaum.wordpress.com

*Artigo publicado no Jornal do Brasil.




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COMENTÁRIOS (2)

MARCIO C FATURETO às 15:27h do dia 27/1/2012
Penso que para viabilizar a abordagem do paciente de uma maneira integral, este deve ser compreendido como um ser que tem outras dimensões além da física, para a qual a medicina contemporanea está mais familiarizada. Estas outras dimensãoes não acessíveis aos aparelhos convencionais constituem a base dos tratamentos ditos alternativos, mas que seriam melhor nomeados como complementares, já que também visam a cura, embora com uma compreensão mais abrangente do que vem a ser o paciente em suas dimensões física, emocional, mental e espiritual que também seguramente necessitam de atenção consciente.


ADRIANE TONDINELLI às 10:39h do dia 26/1/2012
Concordo plenamente com esta visão sobre novos cuidados pois, como nutricionista e Educadora em Diabetes, desenvolvi outras possibilidades de tratamento, especialmente aos diabéticos onde, muitas vezes o que procuram é um pouco de atenção e cuidado individualizado.Meus pacientes dificilmente abondonam o tratamento que proponho e não faltam aos retornos, e melhor, costumam ganhar vida nova ao conseguirem realizar atividades antes proibidas.Vale lembrar sobre o prazer destes quando descobrem que o paciente diabético hoje em dia sabendo se cuidar pode comer tudo quanto desejar inclusive àquele docinho, antes, tão proibido.









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